quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Futebol de Campo

História:

O futebol, é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo ou gol . A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Campo do Jogo:

Dimensões
O campo de jogo será retangular. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de meta.
Comprimento: mínimo 90 m e máximo 120 m
Largura: mínima 45 m e máxima 90 m
Partidas Internacionais (medidas utilizadas no futebol Brasileiro)
Comprimento: mínimo 100 m e máximo 110 m
Largura: mínima 64 m e máxima 75 m
Marcação do campo de jogo
- O campo e jogo será marcado com linhas. As ditas linhas pertencem as áreas que demarcam.
- As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta.
- Todas as linhas terão uma largura de 12 cm como máximo.
- O campo do jogo estará dividido em duas metades por uma linha média.
- O centro do campo estará marcado com um ponto na metade a linha média, ao redor do qual se traçara um círculo com um raio e 9,15 m.
A área de meta
- A área de meta, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada a seguinte maneira:
- Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 5,5 m da parte interior de cada poste de meta. As ditas linhas se adentrarão 5,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas mais a linha de meta será a área e meta.
A área penal
- A área penal, situada em ambos extremos do campo de jogo, será demarcada da seguinte maneira:
- Serão traçadas duas linhas perpendiculares a linha de meta, a 16,5 m, da parte interior de cada poste de meta. Essas linhas se adentrarão 16,5 m no campo de jogo e se unirão com uma linha paralela a linha de meta. A área delimitada por essas linhas e a linha de meta será a área penal.
- Em cada área penal será marcado um ponto penal a 11 m de distância do ponto médio da linha entre os postes e eqüidistante dos mesmos. No exterior de cada área penal se traçará, também, um semicírculo com um raio de 9,15 m desde cada ponto penal.
Bandeiras de canto
- Em cada canto será colocado um poste não pontiagudo com uma bandeirinha. A altura mínima do poste será de 1,5 m.
- Também se poderão colocar bandeirinhas em cada extremo da linha média, a uma distância mínima de 1 m do exterior da linha lateral.
A área de canto
- Se traçará um quadrante com um raio de 1 m desde cada bandeirinha de canto ao interior do campo de jogo.
As metas
- As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta.
- Consistirão em dois postes verticais, eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão).
- A distância entre os postes será de 7,32 m e a distância da borda inferior do travessão ao solo será de 2,44 m.
- Os potes e o travessão terão a mesma largura e espessura, com o máximo de 12 cm. As linhas e meta terão as mesmas dimensões que os postes e o travessão. Poderão ser colocadas redes fixadas nas metas e no solo atrás a meta, com a condição de que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.
- Os postes e o travessão deverão ser e cor branca.
- Os postes deverão estar fixados firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas móveis somente no caso de que se cumpra essa exigência.

A Bola:

Propriedades e medidas
- será esférica
- será de couro ou outro material adequado
- terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
- terá um peso não superior a 450 g e não inferior 410 g, no começo da partida
- terá uma pressão equivalente a 0,6 - 1,1 atmosferas (600 - 1100 g/cm2) ao nível do mar
Substituição de uma bola defeituosa
- Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida:
- o jogo será interrompido;
- o jogo se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola no lugar onde a primeira bola se danificou.
- Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial, tiro e meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral):
- A partida se reiniciará conforme às regras
- A bola não poderá ser trocada durante a partia sem a autorização o árbitro

O Gol Marcado:

- Se terá marcado um gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha e meta entre os postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual se marcou o gol não tenha cometido previamente alguma irregularidade às Regras e Jogo.
Equipe vencedora
- A equipe que tenha marcado o maior número de gols durante uma partida será a vencedora. Se ambas as equipes marcaram o mesmo número e gols ou não marcaram nenhum gol, a partida terminará em empate.
Regulamento de competição
- Os regulamentos de uma competição poderão estipular um tempo suplementar ou outro procedimento aprovado pela International F. A. Board para determinar o vencedor de uma partida em caso de empate.


0 comentários:

Postar um comentário